Olá! Meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor-Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concursos.
Um planejamento de estudos de médio prazo requer conhecimento do que é um estudo por ciclos e de como fazer revisões periódicas. Este vídeo traz algumas dicas de como fazer isso. Aproveite!
O estudo por ciclos nada mais é do que fazer uma alternância entre as matérias que você está estudando.
Se você está fazendo uma preparação de médio/longo prazo, está começando agora a estudar, você define as 5 ou 6 matérias principais, aquelas mais importantes do seu concurso e simplesmente faz uma alternância entre elas entre os dias da semana.
Se você estuda somente à noite, tem apenas três horas por dia para estudar, você irá separar 1h para cada matéria, ou seja, irá estudar 3 daquelas 6 matérias no primeiro dia.
Vamos dar nomes às matérias: “a”, “b”, “c”, “d”, “e”, “f”.
Então, você terá aquelas seis matérias se alternando, 3 matérias em um dia e 3 matérias no outro. Ou seja, “a”, “b”, “c” em um dia e “d”, “e”, “f” no outro.
Não tem muito mistério, mas há alguns detalhes que são interessantes de serem observados.
O primeiro deles é observar a necessidade de intervalos regulares.
Nunca estude mais do que duas horas seguidas sem fazer qualquer intervalo.
Mais do que isso, você passa a ter uma perda de qualidade de aprendizado muito grande.
Então, estude por uma hora e faça um intervalo de cinco minutos. Deite na cama, descanse as costas, descanse um pouco os olhos e depois retorne para estudar mais uma hora.
Ou então, faça uma hora e meia de intervalo e depois mais uma hora e meia para o estudo.
Mas, tenha atenção para esse intervalo não tomar grandes proporções!
O intervalo não pode virar uma olhadinha na novela, distração com Facebook, Whatsapp, Instagram…
Tenha foco! Foco e disciplina são sempre importantes.
Após definir as matérias que vai estudar, é importante, também, colocar no seu ciclo as revisões periódicas.
Essas revisões devem ser feitas depois de 24 horas que você leu a matéria pela primeira vez e também depois de 7 dias para dar uma reavivada na memória.
Ou seja, ao final do segundo dia, você vai dar uma revisada naquilo que você viu no dia anterior, depois de já ter feito a carga de estudos daquele dia.
A revisão nada mais é do que uma releitura das partes principais da leitura anterior da teoria, ou seja, à medida que você vai ler, você vai marcando no texto com marca texto aquilo que é mais importante, que você considera mais interessante.
Geralmente, palavras-chave e palavras que formam uma frase um pouco mais resumida.
Você só não pode sair marcando tudo o que está no texto. Caso contrário, sua revisão vai ficar muito extensa.
Por outro lado, se você marca pouca coisa, aquém do necessário, você vai perder informação na revisão.
Portanto, é importante medir bem o que você está marcando. Tem que ser palavras-chave, informações cruciais e aquilo que você também não entendeu muito bem.
Essas marcações são fundamentais para gerar uma revisão de qualidade e assim fazer o seu estudo ganhar em qualidade no decorrer do tempo.
ESTUDE COMIGO DURANTE 12 MESES!
O Coaching (mentoria ou consultoria) é um atendimento em grupo. Eu faço o seu planejamento de estudos inicial, dou acesso a dezenas de vídeos exclusivos com técnicas de estudo e abro espaço para todos os alunos conversarem e trocarem experiências de como estão estudando. CLIQUE AQUI para saber mais!
E-BOOK GRÁTIS – 9 PASSOS QUE ME LEVARAM À APROVAÇÃO EM 9 MESES
Neste eBook, conto minha trajetória e explico passo a passo o que você deve fazer para extrair o máximo dos seus estudos para concursos públicos:
SAIBA MAIS:
AFINAL, O QUE FAZER PARA VENCER O SONO NA HORA DE ESTUDAR?
E se você quiser conferir mais dicas sobre concursos como essa, coloque o seu e-mail no campo “Receba novidades” no final desta página, para receber novas postagens.
Me siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo a respeito de concursos públicos.
Muito obrigado e até a próxima!
Compartilhe este post por meio dos links abaixo: