Olá! Meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concurso.
Pare de perder tempo.
A lei de Parkinson diz que qualquer empreendimento, qualquer coisa que fizermos, vai se expandir para ocupar o tempo total disponível que se tem para realizar aquilo. Se você tiver uma semana, por exemplo, para levar o carro no conserto, provavelmente vai ficar para o final da semana.
Se você tem x horas para escrever um texto pequenininho, você vai demorar horas para escrever aquilo ali. Qualquer coisa que fizer vai demorar o máximo possível e terminará nos 45 segundos do segundo tempo. Isso também é válido no estudo para concurso.
Acontece, muitas vezes, com quem tem o dia inteiro disponível para estudar, ou com quem tem aquela noite inteira disponível e se propõe como meta 2 a 3 horas de estudo por dia, mas termina no finalzinho, às vezes vai até além do horário que você tinha planejado para estudar.
Você que está estudando para concurso, sabe que quanto mais repetitiva a sua rotina, quanto mais robotizado você ficar, mais ganhará disciplina e vai conseguir repetir os seus dias em alto rendimento. Isso é fundamental.
Então, crie sistemas, metas diárias, para conseguir cumprir exatamente tem que fazer. Se você tem, por exemplo, até às 18 horas para estudar, faça o máximo possível para se programar para parar a partir das 17 horas.
Se você trabalha o dia inteiro, você tem até às 22h30 da noite para estudar, faz o máximo, diz “não, eu só tenho até às 22 horas”, diz “só tenho até às 21h45”, porque assim você consegue um pouquinho de modo a adiantar um pouco as coisas, e cumprir a sua meta mais cedo. Pense nisso!
SAIBA MAIS:
Como lidar com emoções, dificuldades e medos que surgem na preparação para concurso público
O método Ivy Lee de máxima produtividade.
E se você quiser conferir mais dicas sobre concursos como essa, coloque o seu e-mail no campo “Receba novidades” no final desta página, para receber novas informações semanalmente.
Me siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo a respeito de concursos públicos!
Muito obrigado e até a próxima!
Compartilhe este post por meio dos links abaixo: