Olá! Meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concurso.
Desanimo pós-prova.
Um estudo pós-edital é muito frenético. Eu mesmo estudava cerca de 7 horas líquidas pós-edital, depois aumentei para 8 horas líquidas.
No dia da prova, eu estava exausto, não queria olhar para mais nada, aquele foi o meu limite ou até um pouco além. Consegui fazer a prova, fui aprovado, mas eu lembro que depois eu fiquei destruído.
Normalmente, para os meus alunos do coaching, eu falo para descansar, sair de casa, fazer exercício, se divertir, porque depois a gente precisa retomar os estudos. Mas como é que você retoma?
A primeira coisa é elaborar o luto. Como a gente fala na psicologia, eu sou formado nisso, pra quem não sabe, é você pegar a prova que passou e dar uma boa analisada, dissecar mesmo questão a questão, ver como você foi, o que acertou, o que errou, porque errou, qual era o certo.
Em seguida, é hora de traçar um novo objetivo, escolher, preferencialmente, um concurso que seja parecido, para não jogar fora os meses de estudo anteriores.
Uma coisa muito importante: é necessário reduzir o ritmo! Pode reduzir um bocado agora no começo, para depois ir aumentando novamente, mas não tente manter o ritmo do pós-edital, porque não vai acontecer.
Você tem que voltar a ter uma rotina mais saudável, quem sabe até voltar a fazer exercício físico, sair de casa um pouco.
A partir daí, é preciso uma mudança de postura, pois já não é mais aquela correria frenética do pós-edital, dos pensamentos “vai dar tempo ou não vai”, aquela loucura. Pense nisso!
SAIBA MAIS:
Estudar para concursos da área fiscal permite fazer qualquer outra prova?
Criar sistemas vai fazer a diferença nos seus estudos.
Quantas horas de estudo é o ideal para após o edital?