Olá! Meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concurso.
Quantas horas de estudo é o ideal para após o edital?
A carga horária ideal varia de pessoa para a pessoa. É preciso entender que o máximo possível de estudo não é necessariamente o ideal. Na verdade, o ideal é que você encontre o equilíbrio, experimente e veja quantas horas por dia você consegue levar de forma sustentável.
Tenha em mente que o seu estudo vai durar meses, talvez anos. Por isso, não dá para você remar muito rápido e depois perder completamente a disposição, a motivação, ficar exausto, ter uma queda.
Imagina você chegar nesse nível de exaustão antes do edital, no comecinho da preparação pós-edital. Veja, se você queimar a largada e o edital sair, você vai ter muita dificuldade de imprimir um ritmo consistente quando o edital for publicado, bem como para manter isso até o dia da prova.
Você tem que utilizar o seu tempo da melhor forma possível, mas cuidado para não ficar exausto, para não chegar num nível pouco saudável de carga horária, para que isso não te atrapalhe demais.
Não se preocupe com relação a quantidade total de horas, tem gente que é aprovada com as mais diferentes cargas horárias, tanto gente que estuda três horas por dia, quanto quem estuda sete, oito horas por dia. E nós temos aprovados nos dois casos.
Claro, se você tem o dobro de horas, vai conseguir ler as matérias todas em menos tempo do que alguém que possui a metade da sua quantidade de horas. Ter poucas horas para estudar pode te fazer esperar um pouco mais, mas você é capaz de chegar lá. Pense nisso!
SAIBA MAIS:
Concursos autorizados: Agências Reguladoras e outros!
Estudar para concursos da área fiscal permite fazer qualquer outra prova?