Skip to main content

Como memorizar e não esquecer.

Olá! Meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concurso.

Como memorizar e não esquecer.

A memorização de longo prazo funciona baseada em associação e emoção. Emoção é exatamente o que parece, você tem algum envolvimento emocional com aquela história.

Por exemplo, aqueles momentos da sua vida mais marcantes emocionalmente, seja de uma grande alegria, medo, ou de pesar muito grande, ficam marcados na sua memória muito mais do que aquele almoço que você teve sozinho, distraído, num dia normal. A emoção ajuda a marcar.

No entanto, a associação é quando você pega uma informação antiga e tenta juntar com a nova, para ver se faz sentido. Essa associação pode ser das mais diversas formas. Por exemplo, uma continuação – quando você tem uma informação antiga e acabou de receber uma nova, que está dando uma continuidade.

Ou ela pode ser paralela, quando você já tem uma noção de uma coisa e você aprende uma outra que é, basicamente, a mesma.  Ela também pode ser completamente contraditória, quando você tem uma informação nova que contradiz uma outra antiga. Ao associar ou comparar, você facilita a memorização de longo prazo.

Por trás da associação tem uma coisa que é fundamental: o esforço. É um esforço mental. Caso você tente criar uma associação e não consiga, ainda assim você memorizará aquilo que é melhor, porque você tentou, pensou várias vezes, analisou diferentes vertentes, e isso facilita a memorização de longo prazo. Pense nisso!

 

 

SAIBA MAIS:

Quantas horas de estudo é o ideal para após o edital?

Desanimo pós-prova.

Vença a procrastinação mudando o foco!

Deixar comentário