Olá! Meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concurso.
O que fazer faltando poucos dias para prova? Esse é um debate grande, tem gente que fica alucinada e enlouquecida estudando cada minuto do dia, perdendo horas de sono, ficando meio maluca para poder estudar o máximo possível até o horário da prova e tem gente que relaxa, descansa e vai pegando mais leve no decorrer dos últimos dias. Nesse vídeo mostro qual o melhor caminho para seguir nessa reta final.
O que fazer nos últimos dias antes da prova.
Eu estou gravando esse vídeo no dia 14 de março, cinco dias antes da prova da Receita Federal 2023 e é para você, concurseiro, especialmente que vai fazer a prova da Receita Federal. Primeiramente, boa prova e boa sorte! Em segundo lugar, eu recomendo ir baixando o ritmo nesses últimos dias, estudando cada vez menos nos últimos dias e cuidando do seu bem-estar e do sono.
Pois é! Eu fiz isso e funcionou muito bem. Primeiro ponto é esse, ok!? Eu estava com muita dificuldade de estudar nos últimos dias, eu acho que eu estava desenvolvendo astigmatismo.
Meus óculos, inclusive, são só para estigmatismo, não tenho miopia. Aquilo estava me deixando tonto na hora de estudar, eu começava a ler e ficava tonto. Inclusive, eu fiz a prova do concurso tomando Dramin para poder aguentar ficar lendo, não estava bem mesmo.
Então, faltando quatro dias para minha prova, eu simplesmente parei de estudar. Eu não aguentava mais ler, eu já estava de saco cheio daquele negócio, eu tinha estudado tudo de todas as matérias e eu olhei e pensei “cara, se eu não aprendi alguma coisa em nove meses, não vai ser em quatro dias que eu vou aprender”.
Legal, deu tudo certo. Obrigado!
Mas existe uma técnica, uma ciência por trás disso aí também, tá!? Não é só porque funcionou comigo que vai funcionar com você. Sabe quando você erra uma besteira? Sabe quando dá branco? Que você sabia aquela informação e marcou errado.
Você chega em casa, olha o gabarito e fala “Putz, eu sabia isso aqui, que vacilo, por que que eu marquei isso aqui?!” Pois é! Isso tem duas causas principalmente. A primeira delas é a ansiedade.
Tem gente que sofre de ansiedade, fica nervoso etc. e tal. Isso atrapalha a performar na hora da prova. Perceba, é uma condição mental que está te atrapalhando a puxar informações da sua memória, ansiedade.
Uma outra condição parecida é o cansaço. Você está cansado, você não consegue lembrar muito bem das coisas, tem muita coisa embaralhada na sua cabeça, você está tenso por estar cansado também e faz com que você erre besteiras, com que você tenha “branco” etc. e tal.
Beleza, Diogo! “Choveu no molhado”. Até agora, você não falou nenhuma novidade.
É! O problema é o seguinte: fica muito fácil para você depois da prova perceber quais questões você errou por bobeira, quais questões você errou por um estado mental que não era o ideal.
Fácil! Você consegue até somar ali “ah, errei três questões que eu sabia”, mas é muito difícil julgar quais questões você acertou por estar descansado. Quais questões você não tinha certeza, mas você marcou aquela ali e era a resposta certa.
Isso acontece com mais frequência quando você está descansado, quando você não tá com ansiedade nem com cansaço nem com estresse.
Então, você vai deixar de errar besteira, vai deixar de ter branco, você vai melhorar o seu chute e vai melhorar o “Insight”. Você vai olhar para duas alternativas assim e vai falar: eu acho que essa aqui. E vai marcar aquilo ali, mesmo que você não consiga puxar aquela informação da memória conscientemente.
Estar descansado traz essa benesse.
O problema é que é dificílimo perceber depois “essa aqui eu acertei no chute porque eu estava descansada” e “essa aqui é porque eu estava descansado”. Não acontece! A gente não consegue pegar isso.
Eu cheguei no dia da minha prova super descansado. Eram quatro dias sem estudar antes. Fui para praia, fui fazer aula de tênis, fui para fazenda com meu pai… Cheguei, fiz a prova e acertei várias questões no chute. Lembro disso muito bem!
Era prova ESAF, então dava para fazer uns chutes mais científicos assim, mas eu fui muito bem. Melhor até do que eu esperava na prova objetiva e, com certeza, estar descansado me ajudou nisso aí. Está descansado pode ser melhorado de algumas formas.
Primeiro é dormir bem. Então, deitar cedo, acordar cedo, ter uma boa quantidade de horas na sua noite de sono (sete, oito ou nove horas), varia de pessoa para pessoa. Outra coisa que vai te ajudar também é fazer atividade física.
Se você já deveria estar fazendo, se tiver tempo nessa reta final, senão, pelo menos essa última semana, dá umas caminhadas vigorosas e dá uma corridinha. Tenta acordar e sair para fazer essa caminhada ou dar essa corrida, preferencialmente, pegando aquele solzinho matinal.
Isso vai melhorar o seu bem-estar. Se você faz isso, você vai dormir melhor e se você dorme melhor, você fica mais descansado. Se você está mais descansado, você faz uma prova melhor.
Um concurso como da Receita Federal ou Auditor de fisco Estadual ou Municipal, geralmente, requer um ano e meio, dois, três anos de preparação. Não são os últimos três ou quatro dias que vão fazer a diferença. Ok!?
Novamente, sempre vai ter aquela informação que você viu na véspera, no aulão online ou no resumo que você pegou no dia anterior, que tinha aquela informação, que caiu na prova, que foi cobrada e que você achava que já não lembrava mais e só acertou porque veio aquilo ali na véspera.
Acontece também e, do mesmo caso do que eu citei antes, é mais fácil perceber do que o efeito oposto. Às vezes quando você tá revisando tá muito preocupado com coisas na véspera, isso aumenta o seu stress e aumenta a sua ansiedade.
Esse aumento de estresse e de ansiedade faz com que você erre mais questões na hora da prova, mas você nunca olha assim fala “Putz, errei isso aqui por causa de ansiedade e a minha ansiedade foi decorrente daquela aula online do cursinho, no sábado, que fez com que eu visse que eu tinha esquecido alguns conteúdos”.
Nunca vi ninguém falar isso!
Então, boas práticas, descansa e dorme bem. Tenta fazer uma caminhada, pegar sol e fazer uma atividade física. No dia da prova, pelo amor de Deus, não coma nada que você não esteja acostumada a comer para não ter aquela famosa dor de barriga. Evite aí excesso de café e excesso de açúcar.
Então, não vai comer uma super barra de chocolate no início da prova porque no meio da prova você vai ter aquela hipoglicemia que vai tirar sua energia completamente. OK!?É isso aí! Boa prova para quem vai fazer Receita Federal agora!
Depois vem me contar o resultado, por favor, se eu te ajudei de alguma forma. É sempre legal saber, esse é o meu combustível nesse mundo aqui das mídias sociais grátis. Se você não vai fazer Receita Federal e vai fazer alguma outra prova, utilize essas dicas também na sua preparação. Ok!?
Se você gostou desse vídeo, clique em “curtir”, por favor. Se inscreva no canal, se você ainda não se inscreveu. E se você conhece alguém que vai fazer essa prova ou alguma prova nos próximos dias ou semanas, compartilha esse vídeo. Vamos espalhar boas técnicas! Um grande abraço e até a próxima. Tchau! Tchau!
SAIBA MAIS:
Concurso Receita Federal: falta 1 mês e meio para a prova. O que mudar na preparação?
COCHILAR é melhor do que reler?
Concurso SEFAZ-MT 2023! Análise do edital e dicas de estudo
E se você quiser conferir mais dicas sobre concursos como essa, coloque o seu e-mail no campo “Receba novidades” no final desta página, para receber novas informações semanalmente.
Me siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo a respeito de concursos públicos!
Muito obrigado e até a próxima!
Compartilhe este post por meio dos links abaixo: