Skip to main content

Ler a questão de novo e trocar a resposta é bom ou ruim?

Olá! Meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concurso.

Se você tem o hábito de revisar questões e trocar a resposta por insegurança, cuidado: isso pode estar te fazendo errar mais do que acertar. Muitas vezes, a primeira resposta vem de um reconhecimento real da matéria, acessado lá da sua memória de longo prazo. Quando você muda a alternativa, esse novo “feeling” pode estar baseado apenas na memória recente — de ter lido a questão há pouco tempo — e não no conteúdo que você estudou de verdade.

O risco de trocar uma resposta certa por uma errada é maior do que o contrário. Por isso, uma boa regra é: não altere o gabarito, a não ser que tenha certeza absoluta.

Mas e o feeling? Tem como confiar mais nele?
Tem sim — e isso vem com estudo constante. Quanto mais você domina a matéria, mais sua intuição vai funcionar bem. E tem mais: manter a mente centrada ajuda. Práticas como respiração rítmica, meditação diária e outras técnicas de desenvolvimento pessoal reduzem o barulho mental e te ajudam a ouvir melhor sua própria intuição.

Confie na sua preparação. Confie no seu primeiro palpite. E evite cair na armadilha da dúvida.

 

SAIBA MAIS:

Concurso TCE-MG 2025: Análise do edital e dicas de estudo

Câmara dos Deputados concurso autorizado!

Concurso SEFAZ-RN: Auditor Tesouro Estadual banca definida

 

E se você quiser conferir mais dicas sobre concursos como essa, coloque o seu e-mail no campo “Receba novidades” no final desta página, para receber novas informações semanalmente.

Me siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo a respeito de concursos públicos!

Muito obrigado e até a próxima!

 

Compartilhe este post por meio dos links abaixo:

Deixar comentário

Share