Olá! Meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor-Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concursos.
A importância da organização nos estudos
Você já esteve em alguma situação em que tinha tanta coisa para fazer e não sabia por onde começar? Ou deixou uma tarefa para a última hora e não conseguiu desempenhá-la com qualidade?
Isso é muito comum em nossas vidas e é fruto da falta de organização e de planejamento. Quando não nos organizamos e não nos antevemos aos possíveis problemas, o acúmulo de tarefas faz com que tenhamos esse sentimento de tumulto e caos.
No “mundo” dos concursos isso pode ser fatal. Pode ser um vetor de procrastinação, de ansiedade e de estresse. O que pode significar muitos dias de estudo perdidos e um distanciamento da aprovação.
Por isso, sempre recomendo para meus alunos que pratiquem a máxima organização possível em seus estudos a fim de obterem ritmo. Ou seja, saber exatamente O QUÊ deve estudar, QUANDO estudar, deixando sempre o local de estudos pronto para sua rotina.
“E como devo fazer isso, professor?”. Irei explicar!
1. O primeiro e muito importante item é se planejar!
Faça um planejamento para suas semanas e para os próximos meses.
Recomendo fazer planejamento para cada seis meses de estudo e deixe-o aberto para possíveis alterações que possam ocorrer durante sua execução. Então, faça seu ciclo de estudos semanais com as suas horas disponíveis e as matérias que irá estudar.
Siga esse ciclo até a conclusão de uma matéria ou durante um prazo certo. E o adeque com o decorrer de sua evolução. Assim, você saberá o que deve estudar amanhã, depois ou daqui um mês.
2. Segundo item é ter uma rotina!
Isso é fundamental para sua motivação.
A rotina te trará a segurança necessária para não se desmotivar e seguir seu caminho até a aprovação. Rotina é: todos os dias fazer uma coisa determinada em um horário determinado.
E ela é criada a partir do hábito. Cultive o hábito de todo dia sair no mesmo horário para estudar, de organizar seus materiais do dia seguinte na noite anterior, de deixar sua mesa de estudos sempre limpa.
Esses hábitos se transformarão em rotina e essa rotina será o seu alicerce para uma preparação mais sólida. Importante salientar também que uma rotina de estudo bem definida reduz bastante a possibilidade de procrastinação.
3. O terceiro, e não menos importante, item é a priorização de seus afazeres!
Priorizar significa separar o que é urgente do que é importante.
Faça uma análise fria do seu nível de conhecimento em cada matéria e, a partir daí, defina suas prioridades.
Isso definirá suas prioridades a longo prazo. Quais matérias deverão ser estudadas primeiro e quanto deve estudar de cada uma.
No curto prazo, suas prioridades serão definidas por aquilo que tem que fazer no dia a dia, se acumula o estudo com trabalho ou com algum afazer em casa, defina a ordem de execução de cada tarefa de acordo com a urgência e a importância.
Utilize a matriz de priorização e verá que tudo fica muito mais fácil quando damos prioridade àquilo que realmente é importante.
4. O quarto item foi deixado por último de propósito, pois considero o mais importante – Organize-se!
Organização é um termo muito amplo que, talvez, envolva todos os itens anteriores.
Mas, no sentido mais estrito da palavra, diz respeito ao modo como arrumamos as coisas.
Recebo inúmeros e-mails de alunos reclamando que estão se sentindo confusos, ansiosos e estressados por causa da preparação dos estudos. Quando vou averiguar, a maior parte não sabe por qual material estudar, não têm um local limpo, arejado e preparado para o estudo ou não têm definidos onde guardar cada objeto de estudo.
Parece banal, mas não é!
Ter um ambiente de estudo limpo, ter locais certos para guardar cada item de sua preparação e ter já definido e separado cada material que irá usar durante TODA sua preparação são fatores que clareiam a mente do candidato, diminuem o estresse e a fadiga mental e reduzem a procrastinação.
Por isso que insisto tanto que estudar para concurso não consiste apenas em sentar e ler. É muito mais que isso e envolve fatores que podem reduzir ou aumentar o tempo de sua preparação.
Perceba que, com essas quatro atitudes simples, você conseguirá reduzir três das maiores queixas dos candidatos: Procrastinação, Ansiedade e Estresse.
ESTUDE COMIGO DURANTE 12 MESES!
O Coaching (mentoria ou consultoria) é um atendimento em grupo. Eu faço o seu planejamento de estudos inicial, dou acesso a dezenas de vídeos exclusivos com técnicas de estudo e abro espaço para todos os alunos conversarem e trocarem experiências de como estão estudando. CLIQUE AQUI para saber mais!
E-BOOK GRÁTIS – 9 PASSOS QUE ME LEVARAM À APROVAÇÃO EM 9 MESES
Neste eBook, conto minha trajetória e explico passo a passo o que você deve fazer para extrair o máximo dos seus estudos para concursos públicos:
SAIBA MAIS:
ACORDAR ÀS 5 HORAS DA MANHÃ PARA ESTUDAR!
COMO MELHORAR A CONCENTRAÇÃO NOS ESTUDOS
E se você quiser conferir mais dicas sobre concursos como essa, coloque o seu e-mail no campo “Receba novidades” no final desta página, para receber novas postagens.
Me siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo a respeito de concursos públicos.
Muito obrigado e até a próxima!
Compartilhe este post por meio dos links abaixo: