Olá! Meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concurso.
O estudo reverso é para você?
Estudar, normalmente, significa ler a teoria primeiro, revisar e fazer questões. Estudo reverso, por sua vez, é revisar, fazer questões e, então, ler a teoria. Ou seja, fazer questões primeiro e estudar a teoria depois.
Com certeza você já ouviu falar que passa em concurso público quem acerta mais questões e não quem sabe mais. Então faça as questões, veja o que que a banca costuma cobrar e estude mais essas partes.
Isso parece óbvio e em certo grau até funciona (e funciona mais para algumas pessoas do que para outras, pois o problema dessa técnica é que ela é muito dolorosa). Veja, quando você faz questões de um assunto que você nunca viu, você pode esperar que vai acertar de 30% a 40% das questões e isso machuca qualquer ego, qualquer vaidade sofre um pouquinho.
Mas como assim? Como é que isso funciona?
Mesmo acertando só 30% das questões, está dando certo? Você acerta, pois tem muita questão que é óbvia. Ao ler os comentários durante a correção, você irá ver um pequeno pedaço da teoria sobre aquilo que você errou, então as peças começam a se encaixar.
Ou seja, não é o fazer questões que resolve, mas sim corrigi-las. Ao fazer isso você está aprendendo alguma coisa. A primeira coisa a se aprender nesse tipo de estudo é: fazer questões e corrigi-las e fazer mais questões daquele assunto.
O estudo reverso é mais indicado se você já teve algum contato com a matéria antes. Por exemplo, se você é formado em direito, não precisa ler teoria de matérias de direito novamente, você pode ir direto para as questões. Isso também vale para outras matérias.
Então, aqui vai uma dica especial para quem está tentando estudar dessa forma: estude o assunto da aula 1, faça algumas questões, corrija e vai estudar aula 2; terminando a aula 2, você faz questões dela e faz da anterior.
Faça esse movimento, mas é interessante espaçar um pouco, deixando um certo intervalo entre o estudo da mesma matéria e fazer questões da mesma aula. Assim, favorecerá o seu aprendizado de longo prazo.
SAIBA MAIS:
O que fazer nos últimos dias antes da prova
Veja as nossas impressões sobre as provas da Receita Federal
A prova bizarra da Receita Federal.
E se você quiser conferir mais dicas sobre concursos como essa, coloque o seu e-mail no campo “Receba novidades” no final desta página, para receber novas informações semanalmente.
Me siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo a respeito de concursos públicos!
Muito obrigado e até a próxima!
Compartilhe este post por meio dos links abaixo: