Olá! Meu nome é Diogo Moreira, sou Auditor Fiscal da Receita Federal e estou aqui para te ajudar a sair dessa “vida bandida” que é estudar para concurso.
Como criar o hábito de estudar em 2023? A gente já viu vários estudos dizendo como é que se cria hábitos, quanto tempo demora para criar um hábito e isso varia enormemente. Tem gente que diz que são 21 dias, tem gente que diz que são 66 dias em média, mas, por exemplo, esse estudo dos 66 dias disse que a média era 66, mas as pessoas demoravam de 18 a 240 dias. Então, foi uma média que não serviu para muita coisa.
A verdade é: criar hábito precisa de repetição, mas existem outras coisas que você tem que fazer antes de simplesmente repetir. Especialmente quando se trata de estudar para concurso público. É uma coisa que você vai fazer o ano inteiro talvez. E você tem que fazer com uma certa leveza, com uma certa praticidade e, nesse vídeo aqui, eu vou te dar algumas dicas do que fazer para começar o ano bem.
Como criar o HÁBITO de Estudar.
Primeira coisa é o seguinte: você vai criar um novo hábito. Isso significa que não é natural para você, vai precisar fazer um certo esforço no começo. Quanto menor o esforço, melhor. Daí a gente tira duas variantes. A primeira é: cuida do ambiente de estudo, o ambiente tem que ser favorável.
Se você tem um problema com bagunça, se você tem um problema com barulho, se você tem um problema com família; esse ambiente está indo na contramão do seu estudo, na contramão do seu rendimento, da facilidade.
Está gerando atrito, é o que eu chamo de atrito, é aquilo que te impede de começar a estudar. Então você tem que resolver o seu ambiente de estudo primeiro. Organiza um ambiente, tira a bagunça, deixa ele bem propício e limpo para você se sentar e estudar.
Conversa com seu familiar, manda parar de incomodar, parar de fazer barulho.
Se tiver barulho que está fora do seu controle, compra tampão de ouvido, bota um abafador, alguma coisa assim. Resolve o problema do ambiente de estudos primeiro. A iluminação está ruim? Compra o abajur. O problema é no notebook? Coloca o notebook inclinado na altura dos olhos.
O seu material também é um pouquinho inclinado para não dar dor de pescoço, dor de costas etc. Resolve o ambiente de estudos para você ter o mínimo de atrito possível. Esse é o primeiro aspecto.
O segundo aspecto é que além do ambiente daquilo que você tem que estar te atrapalhando, você tem que ter resultados positivos logo no começo. Você tem que conseguir bater a meta. Bater a meta é importante, vai te dar mais disposição, vai te dar mais motivação. Você vai ficar mais animado com aquilo que você está fazendo, então trace metas fáceis.
“Ah, Diogo! Eu tenho o dia inteiro disponível, eu quero fazer igual você fazia quando estudava para a Receita Federal. Quero fazer seis horas líquidas todos os dias.” Nem eu comecei estudando fazendo 6 horas líquidas. Comecei a estudar fazendo 3,5h/4h. O dia passava e eu não via, mas era minha realidade.
Trace metas fáceis no começo.
O importante é você pegar o hábito de sentar-se para estudar. Não é você ter um alto rendimento logo de início. Algumas pessoas acham que estudar é simplesmente se sentar e ler, mas para você tem um bom rendimento nos estudos, requer tempo, experiência, paciência, concentração e essas coisas só vem com passar do tempo.
Não espere um altíssimo rendimento logo de início. Nesse momento, a gente estava falando aqui de criar o hábito de estudar, então se sentar para estudar é o que interessa para a gente no começo. “Diogo não estou lendo muita coisa, minha leitura está devagar, não estou conseguindo reter nada, minha cabeça vai lá longe… Calma!
Primeira meta: ficar X minutos sentado olhando para o seu material. É isso que você tem que fazer de início. A concentração vem depois, a paciência vem depois, o jeito vem depois, mas você não vai melhorar a sua capacidade de sentar-se para estudar se você não estiver sentado estudando.
Se você tiver lá na cozinha bebendo a água, no telefone conversando com alguém, lá na sala falando com a sua mãe… Você não vai melhorar a sua capacidade de se concentrar. Então se senta e olha para o material.
“Diogo, eu tenho as noites livres e eu queria estudar mais, mas não consigo estudar nada!” Eu já te adianto que você tem um bloqueio com relação ao que você vai fazer e tal, mas a gente vai falar disso daqui a pouco. De toda forma, tem a noite inteira? Que tal começar estudando uma hora por noite?
Define o horário de início, define a matéria que você vai estudar e você estuda aquela matéria durante uma hora. Deu uma hora? Ótimo! Acabei! Amanhã eu vou estudar mais uma hora. Pode começar dessa forma.
Não adianta forçar. Você não pode forçar a barra no início.
“Ah! Eu tenho de 19 às 22. Então eu quero fazer três horas líquidas.” Não vai funcionar! Você vai começar atrasado, vai fazer um intervalo mais longo do que deveria, vai perder tempo e você vai passar do horário que você tinha estipulado, vai deitar-se tarde e vai ficar com sono. No dia seguinte, vai estar mais cansado, mais indisposto e não vai conseguir sentar-se para estudar.
Funciona assim, eu fazia 6 horas líquidas todos os dias enquanto eu estava estudando pré-edital. Um belo dia, eu estava me sentindo bem e resolvi fazer 10 horas. No dia seguinte, não aguentei estudar quase nada, passei do meu limite, forcei a barra demais e sofri as consequências no dia seguinte. Então, controle o seu ambiente de estudos, trace metas mais fáceis no começo.
Não se preocupe tanto com o resultado no início. O que a gente está querendo é que você sente para estudar e que você consiga ganhar o hábito de estudar todos os dias. Isso inclui final de semana preferencialmente. Se você ainda está no comecinho, tenta botar uma carga horária pequena no sábado e no domingo.
Se força, se adequa, vai se habituando a todos os dias ter o compromisso do estudo. Vai facilitar com que você não tenha: Ah, eu ganhei em ritmo de segunda a sexta, mas sábado e domingo, eu me distraí completamente, saí, bebi, deitei tarde, acordei tarde, não sei o quê. Isso não vai te ajudar!
Perceba que o hábito de estudar também tem uma série de amigos ou inimigos.
Horário de ir para cama, quantas horas por noite você dorme, se você bebe ou não, se você sai para farra ou não. Quanto mais regrada a sua vida, mais fácil vai ser sentar-se para estudar. Uma outra dica boa para quem quer ganhar o hábito ou manter o hábito de estudar é: entenda que estudar não é divertido e se sentar para estudar não é superlegal.
Não vai ser superlegal todos os dias e não tem que ser superlegal. Tem outras coisas que são superlegais: jogar videogame, mexer no celular, viajar no Instagram, ver um vídeo no YouTube. O problema é: quanto mais você faz essas coisas superlegais, mais chato o estudo é.
É uma questão de comparação, então evite fazer coisas superlegais antes e durante o horário de estudo. Não olha o celular, não assiste nenhum vídeo no YouTube, não veja uma série de televisão no meio dos estudos. Faça e leve uma vida mais devagar, uma vida mais tranquila, faça coisas mais chatas, mais mundanas.
Vai lavar uma louça, vai arrumar uma casa se tiver que fazer alguma coisa assim, mas evite estímulos muito fortes de diversão antes e durante os estudos. É uma questão de comparação, o seu estudo vai ficar muito mais chato se você colocar ele muito perto de uma coisa muito legal. Isso vai te ajudar também a manter o hábito de estudar.
Dicas práticas: cuide da postura quando estiver estudando; apoia os cotovelos, se possível; mantenha o seu material na altura dos olhos quase inclinado, ele não pode estar em pé nem pode estar deitado na mesa (tem que estar 45 graus). Essas coisas de fazer mais conforto.
Faça intervalos regularmente.
A cada 60/90 minutos, faz uma pausa, faz o intervalo de 5/10 minutos, vai beber uma água, vai ao banheiro, faz um lanchinho rápido e volta. Não use o celular no intervalo. Lembra? Superlegal e chato! Isso vai gerar problema e, claro, o intervalo vai ficar muito mais longo. Eu te garanto!
Não adianta! Cuida do seu ambiente, traça metas mais fáceis e cuide dos seus intervalos daquilo que você está fazendo na sua vida também porque tudo isso vai tornar o seu estudo mais chato ou mais legal.
Dessa forma, a gente reduz o atrito e fica mais tranquilo sentar-se para estudar. Claro, existem vários outros aspectos: você ter um bom planejamento também é importante, você saber o que você está fazendo, ter uma técnica bem definida (uma técnica boa de preferência, revisaria questões e tudo mais). Tudo isso também faz parte. Eu trato também em outros vídeos aqui no canal.
Então, se inscreva! Se você não se inscreveu, assista outros vídeos aqui que vão aparecer na tela logo em seguida. Clique em “curtir” se você gostou desse vídeo, dessas dicas e pretende implementá-las já agora nesse ano novo. É isso aí! Um grande abraço e até o próximo vídeo! Tchau! Tchau!
SAIBA MAIS:
Concurso Banco do Brasil 2022 – Analise do edital e dicas de estudo!
Concurso Banco do Brasil: Veja os assuntos que mais caem na prova!
Além do concurso da Receita Federal – Concursos Auditor 2023: como definir o próximo passo
E se você quiser conferir mais dicas sobre concursos como essa, coloque o seu e-mail no campo “Receba novidades” no final desta página, para receber novas informações semanalmente.
Me siga nas redes sociais para acompanhar mais conteúdo a respeito de concursos públicos!
Muito obrigado e até a próxima!
Compartilhe este post por meio dos links abaixo: